Foi uma honra e um desafio criativo produzir o teaser desta impactante performance de Violeta Vilas Boas, realizada no Museu da República (RJ) e no Museu de Arte Contemporânea MAC-Niterói. Nossa equipe trouxe todo o cuidado estético e a sensibilidade artística que a obra exigia, refletindo em cada detalhe a complexidade existencial proposta pela performance.
A montagem do vídeo foi pensada para traduzir a essência do projeto. Unimos cenas de dois dias de apresentações em locais distintos, começando de forma sutil e contemplativa, e culminando em uma sequência final eletrizante, onde cortes rápidos sincronizam os movimentos do corpo em transições entre os dois ambientes. O efeito visual criado é poderoso: uma continuidade que ao mesmo tempo se fragmenta, evocando sentimentos de ruptura e conexão – uma metáfora visual perfeita para as questões existenciais levantadas por Ovo.Lar.
Inspirada no conto “O Ovo e a Galinha”, de Clarice Lispector, a obra transcende o visual, proporcionando uma experiência sensorial e acessível, também pensada para pessoas com deficiência visual.
Além do teaser, contribuímos com fotografias cuidadosas e a trilha sonora original composta por @marcelomartinssantiago, elementos que somam camadas de profundidade ao projeto.
Agradecemos imensamente à talentosa @violetavilasboas por confiar novamente em nossa produtora. Trabalhar em parceria com artistas que desafiam fronteiras entre performance, escultura e sensorialidade é o que nos inspira a criar com excelência. 😊
Direção e Direção de Fotografia:
Marcelo Martins Santiago
Montagem:
Karol Saldanha
Trilha Sonora:
Marcelo Martins Santiago
Produção Audiovisual:
Lampejo Filmes
Criação e performance:
Violeta Vilas Boas
Colaboradoras de criação:
Patrícia Selonk, Moira Braga, Luciana Belchior
Confecção do Objeto Escultórico:
Zé Maranhão
Produção Cenográfica:
Violeta Vilas Boas
Figurino:
Liza Machado
Confecção de figurino:
Maria José Gomes
Projeto Gráfico:
Thais Aguilera
Fotografia:
Marcelo Martins Santiago
Cenotécnico:
Zé Maranhão
Rigger:
Marcos Babu
Operador de Som:
Marcello Valbon
Produção executiva:
Eduardo Ramos
Assistência de produção:
Cadu Silva
Assessoria de Imprensa:
Clóvis Corrêa (Ciclo Comunicação)
Mídias Sociais:
I-Finnity Estratégias Digitais
Consultoria em acessibilidade para TEA:
Cris Muñoz
Tradução em LIBRAS:
Beatriz Correia
Este projeto foi totalmente financiado pelo edital Giros RJ, linha de fomento à dança, da Lei Paulo Gustavo.